I Encontro Mundial IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

Encontro Mundial de Coreógrafos irá reunir profissionais de 12 países em Nova Petrópolis

1ª edição do evento acontece durante o 50ºFestival Internacional de Folclore, de 25 a 30 de julho

 

De 25 a 30 de julho, Nova Petrópolis – a Capital Internacional do Folclore – foi palco do 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas, durante a programação da 50ª edição do Festival Internacional de Folclore. Profissionais de 12 países, incluído o Brasil, eforam inscritos para participar do evento que  tratou do tema “Danças tradicionais populares e a tecnologia: encontro de corpos reais e virtuais”.

blank

De acordo com a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), secção Brasil, que esteve à frente do evento junto com a Prefeitura de Nova Petrópolis, na programação aconteceram reuniões de trabalho com coreógrafos renomados nacionais e internacionais -, palestras, rodas de conversa, relatos de experiências e mostra artística aconteceram duranto o encontro.

As atividades do encontro ocorreram de forma híbrida (presencial e online), para proporcionar a participação de pessoas de outros países e estados. O evento teve o objetivo de proporcionar a reflexão sobre os processos coreográficos e o futuro das danças tradicionais com os meios remotos, digitais e tecnológicos.

40 vagas foram oferecidas para  professores, coreógrafos, estudantes e bailarinos de grupos de danças folclóricas de fora da região de Nova Petrópolis, interessados no encontro,.  Participar representantes de 12 países,  Chile, Estados Unidos, México, Argentina, Porto Rico,  Paraguai, Colômbia e Brasil, com destaque para México e Paraguai com o maior número de inscritos do exterior. Coreógrafos e bailarinos de grupos folclóricos locais  se inscreveram gratuitamente para participar.

O 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas foi realizado em comemoração às Bodas de Ouro do Festival Internacional de Folclore, evento que aconteceu de 12 a 30 de julho, sendo promovido pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas de Nova Petrópolis. 

 

blank

Encontro Mundial IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas

Música, movimento, arte e criatividade. Tudo isso, e muito mais, faz parte do dia a dia de profissionais da dança. Entender sobre o papel fundamental do coreógrafo de danças folclóricas, com suas bagagens culturais de estudos, pesquisas, vivências, formação para essa função, muitas atribuições e principalmente as contribuições serão valiosas neste encontro, onde renomados coreógrafos de várias partes do mundo debaterão sobre a relevância das danças Tradicionais Populares e as novas tecnologias.

 

1º Encontro Mundial IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas

Coreógrafos debateram a relevância das danças Tradicionais Populares e as novas Tecnologias.

blank

O mês de julho, de 25 a 30 foi realizado de forma presencial o 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas. Sob o tema “DANÇAS TRADICIONAIS POPULARES E A TECNOLOGIA: “ENCONTRO DE CORPOS REAIS E VIRTUAIS.”

O 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas foi relevante por promover práticas dialógicas, fomentar articulações internacionais, por meio de projetos criados em parcerias, ampliar a visibilidade das danças tradicionais populares do mundo com as ações, pesquisas e o trabalho dos coreógrafos no processo de construção de conhecimento e pesquisas em manifestações tradicionais, alem de  contribuir para a promoção das artes como área de conhecimento no âmbito da dança, como um modo artístico que proporciona possibilidades de criação e reflexão artística seguindo o avanço dos efeitos tecnológicos dos corpos reais e virtuais no que há de mais moderno sem perder a autenticidade das verdadeiras essências das danças tradicionais.

O Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas  foi um desafio que  proporcionou ao público a possibilidade de ter contato com artistas de diversas partes do Brasil e do mundo. O objetivo foi provocar reflexões sobre os processos coreográficos e o futuro das danças tradicionais com os meios remotos, digitais  e tecnológicos.

Os participantes tiveram acesso com os processos de criação de pequenos, médios e grandes efeitos visuais tecnológicos, bem como sobrre coreografia de danças autênticas e tradicionais, contrapondo  com a experiência profissional  dos coeógrafos. E o melhor de tudo foi ver e ouvir esses coreógrafos conversando entre,  pesquisadores, artistas com uma trajetória consolidada na área da dança.

As conversas e trocas entre esses coreógrafos serão foram enriquecedoras. Afinal, todos os convidados já estão nesta profissão há muitos anos e com total experiência no assunto.

blank

O encontro

A IOV buscou  coreógrafos(as) com carreiras contínuas e consistentes, artistas reconhecidos. Mas também, foram convidados alguns coreógrafos mais jovens, ainda não tão conhecidos, mas que possuem relevância em sua área de atuação.

 

 

RELATÓRIO DO ENCONTRO MUNDIAL DE COREÓGRAFOS DE DANÇAS FOLCLÓRICAS.

No dia 25 de julho de 2023 (terça-feira), o encontro teve início com a chegada dos participantes, palestrantes e convidados à cidade de Porto Alegre – RS, seguido de um traslado até a cidade de Nova Petrópolis, local do evento. O traslado foi organizado pela IOV e pela organização do festival de internacional de Nova Petrópolis e realizado em grupos nos seguintes horários: 9h, 13h, 19:30h e 23:15h. O dia foi finalizado com um jantar de boas vindas.

blank

No dia 26 de julho (quarta-feira), a comitiva da IOV Brasil, composta pelos seguintes membros da diretoria IOV Brasil- AntonioClerton Vieira da Silva (presidente da IOV Brasil e Diretor Executivo da IOV América), Lairton Guedes (vice-presidente da IOV Brasil), Profa. Natália Evangelista (Representante da Comissão de Ciências e Pesquisas – IOV Brasil), Anderson Freitas (Diretor de finanças IOV Brasil), Fernanda Colli (Presidente da Comissão Infantil IOV Brasil), Nazaré do Ó Ribeiro (Presidente da Comissão de Mestres Imortais – IOV Brasil). Membros da IOV Brasil: Caroline Mager, Giovania Paiva, Janice Modinger, Ronny Silva, José Maria de Paula Almeida, Gisele Mota, Antonio Fabio Mendes Lessa, Membros da IOV América: Anderson David Sanches, Hector Javier Quiñonez Candia, José Felipe Martinez Baez, Laura Guadalupe Vazquez Guerrero, NayeliElizabetContreras Peralta, Erica Luciana Cámpora, Norelix Michelle Rivera Santana, Jaime Alonso Chavarriaga e artistas convidados: Gabriel de Souza Martins, Venézia de Almeida Martins. Cristiane de Almeida Martins, Marcio Fidelis, Lucia Brunelli, Amarildo de Mello, Ana Hoffman, Carlan Cesar Uhde,,Marceli Maria Konzen,SindyAlejandra Molina Cano, Circe Macena de Souza, Richard Gabriel Porceano, Nazaré Conceição de Azevedo. Assistidos pelo presidente da IOV mundial Alli AbdulahKhallifae a secretária de projetos Especiais IOV mundial Dra. Masooma Ali Al Mutawah, reuniram-se para o I Encontro Mundial IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas, realizada na cidade de Nova Petrópolis- Rio Grande do Sul durante o 50º Festival Internacional do Folclore. “Com o tema: Danças tradicionais populares e a tecnologia: Encontro de corpos reais e virtuais”.

Ainda no dia 26 de julho, após todos os membros serem acolhidos e recepcionados pela organização do festival, foram direcionados ao Centro de Eventos de Nova Petrópolis, onde às 08 horas ocorreu o credenciamento de todos os participantes, seguido de uma apresentação artística internacional CompañiaDanzaColombiaInternacional.Ás 09 horas o Presidente da IOV Brasil Clerton deu início ao encontro, seguida da  fala do Presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis. A professora Natália Evangelista conduziu como mestre de cerimônia os colóquios entre os coreógrafos, tendo como primeira palestra 1 com o tema: Danças tradicionais – Do abstrato ao mundo digital explanado pela professora Fernanda Colli do estado de São Paulo, seguido da palestra 2 com a temática: A Arte de Coreografar – Da composição estética aos movimentos corporais ministrada pela professora mestre Lucia Brunelli do estado do Rio Grande do Sul.

blank

Após os colóquios, às 11 horas, ocorreu a roda de conversa -“Vivencias e Experiências” onde os participantes puderam não só tirar suas dúvidas sobre os temas abordados como também explanar sobre seus anseios e realidades artísticas de seu país. O almoço foi servido às 12 horas no refeitório do Centro de Eventos. Após o almoço, às 14 horas, a programação do encontro retornou com a apresentação do ritual de benção dos Índios da Tribo Pataxós, da Aldeia Coroa Vermelha – BA, em um cerimonial sagrado. Em seguida apresentou-se o Grupo folclórico SchützenhausTanzgruppe da cidade de Nova Petrópolis e na seqüência ocorreu à cerimônia oficial de abertura com a Conferência: A identidade cultural de um povo, tema abordado por Bárbara Neumann, Conferencista de Nova Petrópolis. Após a conferência, ocorreu uma apresentação do artista Ronny Silva, membro da IOV Brasil. Às 16h30 houve um momento com o presidente da IOV mundial. O primeiro dia encerrou-se com uma noite cultural.

No dia 27 de julho, quinta-feira, às 9 horas, os participantes foram conduzidos ao local do evento e iniciou-se com uma apresentação de um grupo folclórico Estampas do México, da cidade do México. Logo em seguida, seguiu-se o colóquio entre os coreógrafos com a palestra 3 Intermidialidade da dança entre corpos reais e virtuais ministrado pelas professoras Gisele Motta do Rio de Janeiro e a professora Ana Hoffman do Rio Grande do Sul. Às 10h30 ocorreu uma oficina com a montagem de uma coreografia coletiva coordenada pela professora Gisele Motta. O almoço foi servido às 12 horas. Às 14 horas, os trabalhos foram retomados com a apresentação do grupo Frutos da Terra da cidade de Olímpia – SP e às 15 horas continuou-se os colóquios entre os coreógrafos com a palestra 4 abordando a temática: A hiperestetização das danças folclóricas que a contemporaneidade nos trouxe explanado pelo professor Marcio Fidelis, coreógrafo junino e Glaucyane Soledade Oliveira representante do Bumba Boi do Maranhão. Após a explanação, ocorreu a roda de conversa entre os coreógrafos onde foi possível debater não apenas sobre a temática, mas também sobre as dificuldades de cada coreógrafo de acordo com sua realidade. O jantar foi servido às 18 horas e a noite, na pousada Chácara, a programação do dia foi finalizada com a “conversa ao pé do ouvido” com os relatos de experiência do Mestre Almeida, Rainha do Maracatu do CE e da Mestra Nazaré do Ó, mestra de Carimbó do PA com a mediação de Lairton Guedes. Momento de muitos aprendizados, reflexões e emoções.

No dia 28 de julho, sexta-feira, os trabalhos iniciaram no salão de eventos às 9 horas com a palestra 5, abordando o tema: A contextualização da dança e as inovações tecnológicas no maior espetáculo da terra: O Carnaval, explanado pelo carnavalesco professor Amarildo Melo de São Paulo, mestre Gabriel Martins, embaixador do samba de São Paulo, Vivi soberana, porta-bandeira do carnaval da escola do grupo especial Camisa Verde e Branca.

blank

Após o colóquio, foi realizada uma oficina de mestre sala e porta-bandeira, onde os mestres Gabi e Vivi fizeram performance e demonstraram todos os elementos essenciais e tradicionais do mestre sala e porta bandeira. Às 12 horas foi servido o almoço. Às 14h  retornamos às atividades com a apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, da cidade de Belém-PA. Em seguida os coreógrafos se reuniram no salão xadrez para as “Vivências coreográficas (nações em festa)”, momento de intercâmbio cultural e elaboração coreográfica. A música escolhida pelos coreógrafos foi a “Presepada” (remix), música utilizada no vídeo institucional da IOV Brasil.

 Às 19 horas ocorreu o Cerimonial de Homenagens onde foi outorgado título aos Mestres e mestras da cultura popular, presidido pela Mestra Nazaré do Ó, com participação do Mestre Almeida, representantes da comissão de Mestres Imortais IOV. Foram outorgados no evento: Mestra Dinoélia Trindade (rendeira da Bahia), Mestre Gabi e Mestre Vivi (Mestre sala e porta bandeira de São Paulo) e a Mestra Iracema Jesus Oliveira (mestra de folguedos do Pará),na sequência o presidente da IOV Mundial Alli AbudlahKalifa fez aentrega docertificado de reconhecimento pelos trabalhos realizados na cultura popular ao sr. Lairton Guedes Vice presidente IOV Brasil. Nesta mesma noite foram agraciados com menção honrosao presidente da IOV Mundial  Alli AbudlahKalifa e a diretora de projetos especiais IOV Mundiala Dra. Masooma Ali Al Mutawah.Presente na cerimônia, o presidente da IOV mundial Alli AbudlahKalifa após parabenizar os mestres contemplou Nova Petrópolis com um barco de ouro (símbolo que representa amizades sem fronteiras) a IOV devido aos trabalhos relevantes para preservação e divulgação do folclore, e um barco de prata ao Presidente da IOV Brasil Clerton Vieira. Após o jantar, os participantes foram conduzidos à pousada para continuar os trabalhos de elaboração coreográfica.

No dia 29 de julho, sábado, às 09h, o presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira, iniciou a programação do dia com uma dinâmica em grupo e em seguida realizamos uma avaliação parcial do Encontro de Coreógrafos, onde todos puderam expor suas impressões sobre a organização e programação do evento. De modo geral o evento foi bem avaliado por todos como um momento de aprendizado, intercâmbio cultural e espaço de acolhimento, assim como algumas ponderações quanto a ter mais momentos práticos e espaço para que palestrantes de outros países estejam presentes no evento. Todas as sugestões foram registradas para que a comissão organizadora analise-as posteriormente na reunião de avaliação pós evento. Em seguida os coreógrafos se reuniram no salão xadrez para os últimos ajustes da coreografia dos “show dos coreógrafos”. 

Às 12h o almoço foi servido no centro de eventos e no período da tarde os participantes tiveram um momento livre para conhecer o centro comercial e turístico da cidade de Nova Petrópolis. Paralelo a esse momento, ocorreu um almoço na Pousada Chácara para receber o encontro de coordenadores e representantes de festivais folclóricos com o Dr. Alli Abdulah Khalifa, Presidente do IOV Mundial, e a Dra. Masooma Ali Al Mutawah, Presidente da Comissão de projetos especiais IOV Mundial. Na ocasião estiveram presentes Clerton Vieira (presidente da IOV Brasil), Lairton Guedes (Vice presidente da IOV Brasil), Natália Evangelista (membro da comissão de Ciência e pesquisa da IOV Brasil) e a Sra, Gislaine (Diretora de Cultura do município de Nova Petrópolis, que recebeu das mãos do presidente da IOV Mundial e do Brasil uma homenagem pelos serviços prestados às artes e a cultura popular de sua cidade. Às 20 horas, os participantes foram conduzidos ao centro de eventos para o jantar, seguido do Baile de Aniversário Bodas de Ouro, do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

No dia 30 de julho, domingo, às 10 horas, ocorreu a celebração da vida, da Paz, da Diversidade na Rua Coberta, palco do Festival. Às 12h ocorreu o almoço no centro de eventos. Às 15h os participantes, palestrantes e convidados, retornaram a rua coberta para o Desfile Folclórico de Integração e as 17h:30 horas os coreógrafos participantes do encontro subiram ao palco para o show dos coreógrafos, com a apresentação da coreografia elaborada por eles nos dias 28 e 29, foi um momento surpresa para uma grande platéia presente na rua coberta. Às 19 horas ocorreu o encerramento com o espetáculo “50 anos de emoção” no local do evento e em seguida todos foram conduzidos para o jantar e depois para a pousada para a realização da confraternização de encerramento do Encontro de Coreógrafos.

Dia 31 todos os participantes, em horário diverso, despediram-se do evento e dirigiram-se ao aeroporto de Porto Alegre.

Foi um evento de grandes reflexões, parcerias e trocas profundas de experiências entre os palestrantes, pesquisadores, coreógrafos e todos saíram satisfeitos, pois também foram ouvidos e avaliados pela organização que validaram as sugestões e críticas ocorridas durante o evento.

Nova Petrópolis, RS, 02 de julho de 2023.

Antônio Clerton Vieira

Presidente Executivo  IOV das Américas

 

blank

 

AGRADECIMENTOS

 A concretização de um evento com esta natureza não se deve apenas aos seus autores, mas antes, a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. Foi enorme e constante a partilha.

Partilharam‐se dúvidas, incertezas, conquistas e muitas, muitas aprendizagens.

Agradeço, em primeiro lugar, à Cândida Maldaner, diretora do departamento de Cultura de Nova Perópolis, que com o seu grande apoio, dedicação e confiança me ajudou a construir o caminho que percorri desde a idealização até à concretização deste projeto, (Encontro Mundial IOV de Coreógrafos de Danças Folclóricas). Os desafios que conquistamos, algumas idéias  que nem chegaram a se concretizar  e até nossos desabafos foram fundamentais para que este evento “crescesse” para ser mais uma atividade que abrilhantasse com liberdade, consciência e conhecimento junto a programação oficial da 50ª Edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
Passo a agradecer a todos os coreógrafos participantes pelos conhecimentos que nos transmitiram e que foram importantes no desenrolar deste trabalho.
Quero também agradecer aos Mestres e Mestras das artes populares com os quais a discussão e partilha de saberes e experiências fizerem este evento ganhar um especial encanto.
Quero também agradecer com especial carinho aos coegas palestrantes  que tiveram disponibilidade para ouvirem e esclarecerem as minhas imensas curiosidades e que com a suas sabedorias souberam dar a este encontro um toque de tranquilidade.
Deixo um especial agradecimento ao nosso presidente da IOV Mundial e a diretora de projetos especiais  por terem aceito o desafio de aceitarem o convite para virem  pela primeira vez  ao Brasil para participarem deste evento inédito no mundo organizado e realizado pela IOV Brasil. Companheiros, ouvintes e pacientes, souberam transformar esta  longa viagem do Bahrém  a Nova Petrópolis num verdadeiro crescimento e amadurecimento ao conhecer de perto um dos trabalhos da IOV no Brasil.   
Agradeço também a toda minha equipe de trabalho por terem participado sem receios neste arrojado projeto, permitindo que este se tivesse concretizado.  
Ao Lairton e Natália, pela imensa paciência e pelo apoio infindável, compreendendo que este projeto era um desejo imenso que queria ver realizado.
Por fim, agradeço a minha mãe  pelos estímulos que sempre me deu para estudar e gostar de aprender. E por esse motivo que tenho honra e satisfação em transmitir o pouco que aprendo no mundo do folclore e das Artes Populares.
Melhor que ganhar presentes é ter o carinho e ser respeitado por pessoas tão especiais como vocês!
Foi emocionante está com vocês  e poder sentir de cada um, essa energia de amor, de carinho de desejo sincero de felicidade!
A cada evento realizado percebo que nem o tempo, nem a distância nem a ausência física fazem de nós  pessoas esquecidas, pelo contrário,  agora tenho também vocês, meus lindos amigos coreógrafos, são hoje pra mim  como bençãos de Deus!
Muito, mas muito obrigado mesmo, amigos de perto, amigos de longe!
Muito, mas muito obrigada mesmo, pelo carinho e atenção de sempre!
Fica aqui meu reconhecimento! Meus agradecimentos! Meu carinho e minha gratidão por todos vocês!
Um abraço e até nosso próximo evento.
Clerton Vieira
Presidente IOV Brasil
Diretor Executivo IOV Continente América

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado