Curso de Pós Graduação: Folclore e Artes Populares – Cultura, Desenvolvimento e Gestão

IOV  –  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE FOLCLORE E ARTES POPULARES

 

blank

Bem-vindo(a) ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão!

O Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão é uma atividade acadêmica que visa à qualificação profissional de pessoas ligadas às áreas de interesse e que estão ou desejam trabalhar na gestão e distribuição de serviços e produtos artístico-culturais e do Patrimônio Histórico para a sociedade. 

Busca contribuir para o atendimento da necessidade de formação de pessoal para a adoção e a execução das Convenções da UNESCO sobre:

  • A Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2006); 
  • A Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003);
  • Orientações Técnicas para Aplicação da Convenção do Patrimônio Mundial (2012).

Além disso, sistematiza e disponibiliza informações sobre debates teóricos, políticas públicas, normas e outras referências legais, identificação, registros, memórias, salvaguarda e gestão das expressões da cultura popular, da arte popular e do patrimônio cultural no Brasil e no Mundo. Possibilita, ainda, apoio e motivação para o grande número de iniciativas culturais locais e regionais se integrarem numa ampla e valiosa rede internacional de manifestações artístico-culturais. 

Para a UNESCO: “a diversidade cultural somente poderá ser protegida e promovida se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tais como a liberdade de expressão, informação e comunicação, bem como a possibilidade dos indivíduos de escolherem expressões culturais”

O patrimônio cultural pode ser classificado quanto à sua natureza em material ou imaterial. Segundo Cecília Londres (O patrimônio em processo, 2005), “representa tudo o que é criado pelas pessoas, ou seja, monumentos e obras de arte e, também, músicas e dança, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”. 

Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, o patrimônio material consiste, segundo, “no conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Já o patrimônio imaterial, por sua vez, é definido pela UNESCO “como as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas  com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Neste sentido, reforça-se a importância deste curso na qualificação dos profissionais que atuam na promoção da cultura e suas formas de manifestação por meio do folclore e das artes populares.

Por que fazer

O Curso Internacional de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Populares E Folclore: Cultura, Desenvolvimento e Gestão é uma atividade acadêmica que atende à demanda de órgãos públicos e privados, de âmbito local, regional, nacional e internacional, visando à qualificação profissional, em nível de especialização, de egressos de cursos voltados para as áreas acima citadas e afins e que estão trabalhando ou desejam trabalhar na gestão e distribuição de serviços e produtos artístico-culturais e do Patrimônio Histórico para a sociedade.

Objetivos

Proporcionar a ampliação do entendimento da importância da cultura popular e do patrimônio cultural e de competências cognitivas, técnicas e atitudinais do folclore e para profissionais que atuam na diversidade de expressões culturais e em serviços correlatos, através de ensino-aprendizagem de políticas públicas, da legislação e parâmetros técnicos definidos por organizações internacionais. Visa, também, disponibilizar informações e ferramentas técnicas, gerar e expandir iniciativas e empreendimentos voltados para as artes populares, o folclore, o patrimônio cultural imaterial, tanto com relação a seus registros, preservação, salvaguarda e divulgação, quanto para transformação em forma de produtos e serviços que dinamizem a economia regional e nacional, contribuindo na criação de emprego e renda, no contexto do mercado sempre mais competitivo e da importância da inclusão social.

Objetivos Específicos

Capacitar profissionais que atuam no setor sócio-econômico-cultural da diversidade de expressões culturais no que diz respeito à legislação, políticas públicas e normas técnicas;

Disponibilizar instrumental técnico para o exercício mais qualificado do trabalho e da gestão de profissionais na produção, salvaguarda, divulgação e comercialização de produtos e serviços das artes populares, folclore e patrimônio imaterial, gerando valor para a sociedade;

Capacitar profissionais com métodos e técnicas de estudo e pesquisa no campo da cultura popular, folclore e patrimônio cultural imaterial;

Disponibilizar metodologias e técnicas pedagógicas para o desenvolvimento de atividades relacionadas com ensino-aprendizagem e arte-educação, de forma presencial e online;

Mapear e disponibilizar informações sobre iniciativas e experiências bem sucedidas, voltadas para a diversidade de expressões culturais em desenvolvimento no Brasil e em outros países;

Disponibilizar conhecimentos sobre empreendedorismo, criatividade, constituição e uso de entidades jurídicas (tipo startup, MEI, etc…) e elaboração de projetos culturais visando ao desenvolvimento e a comercialização de produtos e serviços, no contexto da dinamização da economia local e regional, bem como na geração de emprego e renda e inclusão social;

Possibilitar aos profissionais oportunidades de construir cooperativas, associações, redes, parcerias, alianças e relacionamentos entre projetos e atividades no campo da diversidade de expressões culturais de diferentes regiões e países;

Oportunizar avanços na organização e desenvolvimento de movimentos étnicos do Brasil e dos países do Mercosul, em parceria com outros países;

Explicitar e divulgar o papel da cultura popular na sociedade e destacar a importância da diversidade cultural para a história, a democracia e a paz;

 

A quem se destina

Destina-se a qualificação de pessoas atuantes ou interessadas em atividades de preservação do patrimônio cultural material e imaterial, artes populares, folclore e demais expressões pertencentes a diversidade cultural atuantes em organizações privadas ou públicas.

 

Dias e Horários de Funcionamento

As aulas síncronas, online pelo Google Meet, serão ministradas nas segundas e terças
à noite e no sábado de manhã.
Noite: das 19 até 22 horas;
Manhã: das 8h30min até as 11h30min.
Aula Inaugural: 21/08/2021 – 8h30min – Pelo Youtube

 

Sobre a Unijuí

Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da região. Esta é a missão da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, instituição comunitária, de caráter regional, localizada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

blank

Com mais de 60 anos de atuação na educação superior, a UNIJUÍ possui campi universitário nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Na Educação a Distância, atua com Polos nas cidades de Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos, Palmeira das Missões, Planalto, Uruguaiana, Tenente Portela e Porto Alegre.

A influência mais direta da Universidade dá-se, sobretudo, em 53 municípios, que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste, compreendendo uma população de aproximadamente 656 mil pessoas, efetivando seu compromisso com a universalidade do saber. 

No que diz respeito a sua atividade fim, a Unijuí oferece, cursos de Graduação, nas modalidades presenciais e a distância,  cursos de Pós-graduação Lato e programas de Stricto Sensu.

Reconhecida como uma das melhores universidades do País e do Estado, dentre as instituições privadas, a UNIJUÍ movimenta um orçamento anual em torno de R$ 140 milhões.

Bem-vindo à Unijuí, uma universidade completa!

Visão

Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, referenciada pela excelência e organicidade de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região.

Missão

Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.

Princípios

Defesa do caráter comunitário;

Excelência no fazer;

Atuação ética;

Formação crítica, humanista e empreendedora;

Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;

Respeito à diversidade;

Respeito à pluralidade de pensamento;

Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;

Articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.

O valor da especialização nos caminhos da ascensão do Folclore.

Porque se especializar em Folclore e Cultura Popular?

 

O Curso Internacional de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Populares E Folclore: Cultura, Desenvolvimento e Gestão é uma atividade acadêmica que atende à demanda de órgãos públicos e privados, de âmbito local, regional, nacional e internacional, visando à qualificação profissional, em nível de especialização, de egressos de cursos voltados para as áreas acima citadas e afins e que estão trabalhando ou desejam trabalhar na gestão e distribuição de serviços e produtos artístico-culturais e do Patrimônio Histórico para a sociedade.

  1. PÚBLICO ALVO

Destina-se a qualificação de pessoas atuantes ou interessadas em atividades de preservação e promoção cultural, patrimônio cultural material e imaterial, artes populares, folclore, indústrias culturais, cultura popular folclore e da diversidade de expressões culturais, tais como: administradores de entidades culturais, técnicos superiores atuantes em artes populares, funcionários de autarquias, gestores de indústrias culturais, Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura e Turismo, Líderes de Movimentos Étnicos, docentes universitários, gestores e técnicos de agências de turismo, gestores e técnicos de ONGs que lidam com a cultura e que intermediam intercâmbios nacionais e internacionais no campo da cultura e turismo, coreógrafos, coordenadores setoriais, guias turísticos, pessoas interessadas no estudo das artes populares e expressões culturais, folclore e patrimônio cultural, pessoas interessadas na gestão de negócios de expressões culturais, pessoas interessadas na criação e manutenção de entidades culturais de famílias e grupos sociais, gestores e técnicos que atuam em atividades culturais da extensão universitária, bibliotecários, arquivistas, museólogos, produtores culturais, pesquisadores, estudantes, licenciados em ciências humanas e sociais, funcionários e gerentes de entidades turísticas, gestores de agências de eventos, pessoas encarregadas de organização e gestão de ambientes culturais, grupos artístico-culturais e pessoas interessadas na salvaguarda e valorização do patrimônio cultural.

É facultada a participação de pessoas que não tenham curso de graduação, Nestes casos, os alunos receberão o titulo de “aperfeiçoamento” ou de “extensão universitária”.

  1. METODOLOGIA

Todo o curso será desenvolvido na forma online com exposições teóricas, vídeos, relatos, documentários e apresentações de expressões culturais concretas, tendo como base a plataforma da UNIJUI, sediada em de Ijuí/RS-Brasil.

O curso constará de 30 disciplinas que integram os seguintes três módulos: cultura, desenvolvimento e gestão;

Casa disciplina terá a coordenação específica e a responsabilidade legal de um docente universitário com titulação de mestrado, ou doutorado, ou pós-doutorado, ou livre docência, e se desenvolverá através de atividades acadêmicas e complementares relacionadas com experiências concretas que integram a matriz de insumos, produção, divulgação e distribuição de produtos e serviços culturais.

Haverá avaliação de forma simplificada, conforme previsto pela lei específica relacionada com os cursos de especialização.

2. CONTEÚDO

O curso será ministrado por docentes com qualificação e com experiência comprovada. Participarão, também, como apoio, pessoas que não tenham a titulação citada, mas que atuam em empreendimentos e iniciativas cultuais e do patrimônio histórico cultural.

blank

A seguir serão apresentadas as disciplinas que integram os três módulos:

Módulo I – Cultura  

– Patrimônio Cultural Popular I

  • Patrimônio Cultural Popular II
  • Patrimônio Cultural Popular III
  • Manifestações da Cultura Popular I
  • Manifestações da Cultura Popular II
  • Institucionalização do Folclore e Artes Populares
  • Estado, Políticas Públicas, Folclore e Artes Populares
  • Folclore e Artes Populares no Mundo Dimensão econômica da cultura
  • Folclore e Artes Populares da América e Brasil
  • Módulo II – Desenvolvimento

– Folclore, Artes Populares e Desenvolvimento

  • Folclore, Artes Populares, Desenvolvimento Social, Educação e Lazer I
  • Folclore, Artes Populares, Desenvolvimento Social, Educação e Lazer II
  • [coletivos sociais específicos] Folclore, Artes Populares e inclusão e participação social
  • Folclore, Artes Populares e Desenvolvimento Econômico· Folclore, Artes Populares e Turismo
  • Folclore, Artes Populares e Turismo
  • Festa populares, identidade e culinária
  • Folclore, Artes Populares e Desenvolvimento no Mundo (Todos os continentes representados)
  • Folclore, Artes Populares e Desenvolvimento no Brasil [Todos as regiões representadas]

Módulo III – Gestão  

– Folclore, Artes Populares: Gestão e Produção Cultural

  • Administração de coletivos e organizações culturais I
  • Administração de organizações e coletivos culturais II
  • Comunicação e Formação de Públicos I
  • Comunicação e Formação de Públicos II
  • Projetos Culturais I
  • Projetos Culturais II
  • Projetos Culturais III
  • Folclore, Artes Populares e Organização de Eventos no Mundo
  • Folclore, Artes Populares e Organização de Eventos no Brasil
  • 3. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

7.1. Duração do Curso: 360 horas acrescidas de 30 horas para efetuar sistematizações;

7.2. Regime: Integralmente online;

7.3. Coordenação Institucional: Prof. Dr. Adelar Francisco Baggio;

7.4. Coordenação Acadêmica: Dr. Josei Fernandes Pereira;

7.5. Turnos: segundas e terças à noite e sábado pela manhã. Cada turno terá a duração de quatro horas, totalizando 12 horas por disciplina.

7.6. Titulação concedida:

  1. a) Especialista: para os alunos com graduação completa e frequência mínima de 75% das disciplinas;
  2. b) Extensão Universitária: para os alunos denominados “alunos especiais” que frequentarem menos do que 360 horas, com livre escolha das disciplinas;
  3. O lançamento e a aula inaugural será no dia 21 de agosto próximo com início às 08h:30min da manhã, de forma virtual, como atividade que integra a programação do dia Internacional do Folclore que é comemorado no dia 22/08.

Serão convidados para participar do Painel Internacional da Abertura a Vice[1]Presidente da Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu que participam 31 deputados e Membro Suplente da Comissão de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do mesmo Parlamento Europeu  Dra. Dace Melbarde,  o Presidente do Comitê da IOV Mundial, o Presidente do Conselho Estadual da Cultura do RS, o Presidente do IOV Brasil e Executivo do IOV América, a Reitoria da UNIJUI, os apoiadores Institucionais do Curso e o Secretário Nacional da Secretaria Especial da Cultura do Brasil.

  1. O Custo para os alunos será de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) podendo ser pago à vista ou em parcelas mensais;
  2. O idioma oficial do Curso é o português, oportunizando a participação de pessoas dos países que possuem o idioma de uso oficial e de alunos de outros países que dominem a língua portuguesa;
  3. Parte do resultado financeiro do curso, após a cobertura dos custos do mesmo, no caso de ocorrer, será utilizado como fundo para alavancar novos eventos culturais de âmbito nacional e internacional, bem como contrapartida na realização de novos eventos que surgirão como desdobramentos do Curso de caráter nacional e internacional, tendo promoção e execução da UNIJUI/IOV Brasil/UETI-RS com participação de organizações públicas e privadas como parcerias, especialmente daquelas que participaram de uma ou outra forma na organização e realização do Curso;
  4. As diretrizes prioritárias que norteiam o curso são:

– Atribuir sentido mais amplo do nosso fazer cultural, nas dimensões da diversidade de expressões culturais e do patrimônio histórico cultural material e imaterial, no contexto da brasilidade, da construção da etnia brasileira e da nossa cidadania global;  

– O sentido histórico, materializado no belo, silencioso e gostoso sentimentoà da longevidade, com respeito, valorização e salvaguarda do passado, da vivência apaixonante do presente e com perspectivas promissoras futuras;  

– Paz na diversidade de ideais e expressões culturais e do patrimônioà imaterial herdados dos antepassados e nossas melhorias do presente. Não atribuir apenas a marca patrimonialista estática, mas a degustação da energia divina da arte e do folclore vivos e permanentemente enriquecidos;  

– O conhecimento acadêmico e científico, que disponibiliza fundamentaçãoà teórica, nos instiga para a pesquisa, ilumina nossa caminhada, dá sentido ao nosso fazer e concede a titulação e os direitos de exercer a profissão, com adequados padrões de desempenho.

–  Disponibiliza, também, o instrumental teórico que poderá ser utilizado nas várias etapas da matriz de produção, armazenamento, divulgação, distribuição e consumo dos bens e produtos gerados com bases éticas, humanitárias, libertadoras e de pertencimento, no contexto da economia circular.

– Indica, ainda, caminhos e estratégias pessoais e coletivas na contribuição do desenvolvimento local e regional, gerando emprego e renda, dignidade, qualidade de vida e alegria de viver.

  1. Movimento das Etnias de Ijuí

Na década de oitenta do século passado, junto com a criação da UNIJUI, nasceu o Movimento das Etnias de Ijuí, que tem como principal evento anual a FENADI – Festa das Culturas Diversificadas. O Movimento é coordenado pela UETI – União das Etnias de Ijuí que é constituída de 14 entidades Étnico-Culturais que representam as principais etnias que participaram na colonização e no desenvolvimento de Ijuí e da região vivenciando o respeito mútuo, a convivência pacífica, a cooperação e expressiva diversidade cultural do folclore e das artes populares.  

– Seus focos principais são: (1) a promoção do desenvolvimento cultural; (2) a· identificação, salvaguarda, atualização e divulgação das principais expressões culturais, do folclore, do tradicionalismo e do patrimônio cultural imaterial 7 dos antepassados, no contexto sócio-econômico-cultural nacional e dos países de origem das etnias do Mercosul, da Europa, Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.  

O Movimento das Etnias e a FENADI já foram agraciados por vários títulos e· homenagens concedidas pelo Governo do Estado do RS, pela Assembleia Legislativa do RS, pela FAMURGS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, por Comissões Gaúchas de Expressões Culturais e, no ano de 2019, recebeu o título de “Ijuí, Capital Nacional das Etnias” concedido pela Câmara de Deputados do Brasil, através do Projeto de Lei nº 10095/18 com apoio oficial, do Governo do RS, Conselho Estadual e Secretaria Estadual de Cultura do RS, da Bancada Federal do RS junto a Câmara dos Deputados e da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, entre outras instituições.  

A edição de 2020 da FENADI foi realizada de forma virtual sob a· denominação de FENADI VIRTUAL 2020 e atingiu em seu processo de comunicação e de desdobramentos da sua programação aproximadamente oito milhões de pessoas de 26 países.

Informações adicionais podem ser obtidas através dos sites: https://www.etniasijui.com.br/ueti/, https://expoijuifenadi.com.br/, https://www.instagram.com/ueti.etnias/, https://www.facebook.com/ueti.etnias/ e www.youtube.com/c/EtniasIjui  

A edição deste ano, também, será virtual, sob a denominação de FENADI· VIRTUAL INTERNACIONAL 2021, com inserções no Curso de Folclore e Artes Populares da IOV, dos alunos do curso, de Secretarias da Cultura e Turismo de Estados Brasileiros e das Instituições que participarão das três dezenas de videoconferências nacionais e internacionais que serão realizadas durante o evento.

  1. Informações adicionais poderão ser obtidas:
  2. No site da UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: https://www.unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e[1]especializacao sobre inscrições, matrículas, calendário das aulas e aspectos financeiros e com a Central de Eventos e de Prospecção da UNIJUI – Luciane Ferrari – fone/whatapp: 55-55- 99218-5008 ou 55 55 3332-0500 ou pelo e[1]mail: estude@unijui.edu.br e ou eventos@unijui.edu.br
  3. Informações relacionadas com aspectos acadêmicos do curso poderão ser obtidas junto aos professores Adelar Francisco Baggio (Coordenador Institucional do Curso) (55)99963 1126; e-mail: baggio@unijui.edu.br ou Josei Fernandes Pereira (Coordenador Pedagógico do Curso) (55) 55 9140- 0555; e-mail: josei.pereira@unijui.edu.br

Ijuí (RS) julho de 2021

Cordialmente,

Prof. Dr. Adelar Francisco Baggio

Ex- Reitor da UNIJUI e Ex-Presidente da FIDENE Coordenador do Movimento Étnico do Mercosul Assessor Especial da UETI para Assuntos Internacionais Coordenador Institucional do Curso

O valor da especialização nos caminho da ascensão do Folclore.

Já é hora de enxergarmos o Folclore brasileiro de uma forma inovadora com estudos e metodologias alinhadas aos desafios desta geração.

Estude e conquiste os seus objetivos para que você possa se tornar um especialista, aproveite essa oportunidade.

A IOV Brasil   está alinhada com as tendências e necessidades atuais do mercado, nas mais diversas áreas de atuação do Folclore e das Artes Populares.

IOV – A maior organização de Folclore e Artes Populares do mundo, com a missão de ESTUDAR e DIVULGAR o Folclore como Ciência.

Clerton Vieira

Presidente IOV Brasil

blank

Unijuí está entre as melhores Universidades da América Latina

No dia 23 de setembro foi divulgado o QS Latin America Ranking 2023, publicado pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). O ranking, que tem como objetivo ser um guia para quem busca escolher onde estudar no próximo ano, revela as melhores universidades da América Latina, dentre as quais a Unijuí se destaca entre as instituições do Rio Grande do Sul, ocupando a 8ª posição.

“Este resultado mostra o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo nos últimos anos. Somos uma grande universidade que vem explicitando sua excelência a partir de diferentes avaliações externas”, ressalta a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.

O QS Latin America classifica as melhores universidades latino-americanas e caribenhas avaliando a produtividade e impacto de pesquisas, empregabilidade, ensino, impacto digital e internacionalização. São utilizados oito indicadores: Reputação Acadêmica; Reputação do Empregador; Razão entre Estudantes e Acadêmicos; Acadêmicos com PhD; Rede de Pesquisa Internacional; Citações por Publicação; Publicações por Acadêmico; e Impacto Online.  

Entre os destaques revelados pela pesquisa está o grande número de funcionários de alta qualidade que as universidades apresentaram e o domínio que o sistema de ensino superior brasileiro mostra na produção de pesquisa na América Latina em termos de volume.

 

Pós-Graduação em Folclore e Artes Populares inicia-se reunindo participantes de diversos estados

 

Terça, 28 Junho de 2022

blank

Iniciou na última semana, dia 20 de junho, a Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão, na modalidade Ensino a Distância. A especialização é ofertada em parceria com a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares do Brasil (IOV Brasil) e conta com participantes de diversas regiões do País.

De acordo com o professor mestre Josei Fernandes Pereira, a primeira aula abordou o folclore como um patrimônio popular. “Foi uma discussão muito interessante. Eu me deparei com uma diversidade de pessoas, de vários lugares do país, e acredito que na primeira aula tivemos participantes de, no mínimo, 15 estados diferentes”, destaca.

Outro aspecto que chamou a atenção de Josei foi a presença de profissionais de diferentes áreas, que se desafiaram a fazer a pós-graduação. “O grupo de participantes tem uma experiência acumulada muito grande. São pessoas com vasta experiência de trabalho na esfera da organização de eventos, da promoção cultural, de práticas folclóricas, grupos de dança e canto, produtores de artesanato, enfim, são os mais variados campos possíveis”, acrescenta.

O feedback recebido pelo professor foi de contentamento pelo fato de a Unijuí ter aceitado esse desafio e proposto junto com a IOV Brasil. “É uma área que estava descoberta, pois diversos participantes relataram que há muito tempo procuravam um curso dessa natureza, que fizesse essa abordagem sobre folclore e artes populares pensando na preparação profissional”, salienta.

A Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares visa proporcionar aos participantes a ampliação do conhecimento sobre a relevância da cultura popular. O curso busca também fortalecer iniciativas e empreendimentos voltados às práticas socioculturais, que dinamizam a economia regional e nacional. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

 

 

IOV Brasil e UNIJUÍ realizam palestra sobre Folclore e Artes Populares

 

Segunda, 05 Julho de 2021

blank

No sábado, dia 3 de julho, ocorreu a palestra “Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão”, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. O evento foi promovido pela Organização Internacional de Folclores e Artes Populares (IOV Brasil), com apoio da Unijuí.

O encontro contou com as seguintes participações: Kátia Kupertino, professora doutora de Folclore e Artes Populares de Minas Gerais; Gisele Motta, atriz, bailarina e coreógrafa da Comissão de Frente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; e Cândida Maldaner, diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis e coordenadora do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

A palestra inaugurou o curso de especialização em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão, que será ofertado pela Unijuí a partir do mês de agosto. A especialização foi apresentada pelo professor doutor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que também explicou a importância de estudar os movimentos culturais em Ijuí, Capital Nacional das Etnias.

Durante a palestra, os convidados debateram temas diversos relacionados ao folclore, aos movimentos étnicos e às artes populares, sempre mostrando sua notabilidade diante da sociedade e relembrando que cultura e comunidade vivem lado a lado. Além disso, durante o encontro, foram destacados pontos do curso de pós-graduação, indicado para todas as pessoas que buscam conhecimentos que estão no cotidiano de quem já trabalha ou convive na área de artes populares.

Segundo o professor Fernando Jaime González, “este curso vai se ocupar da compreensão do patrimônio cultural imaterial e da diversidade de expressões culturais na dimensão simbólica. O entrelaçamento com o desenvolvimento social e econômico e as exigências no campo da gestão.”

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo

Deixar um comentário

IOV Brasil

Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às oito horas, na Cidade de Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, ocorreu uma Assembleia Geral, com o objetivo de promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), para promover a compreensão e apreciação da diversidade cultural entre todos os povos e, assim, aumentar as perspectivas para a paz mundial.

Notícias Populares

Siga-nos

Canal YouTube

Assine a nossos planos

Venha ser membro da maior organização cultural do mundo!

Translate »
Ativar notificações OK Não, obrigado