IOV UNESCO – AMÉRICA
As culturas do Continente Anéricano
Marcada pela miscigenação, a origem da atual população americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indígenas com europeus, africanos e asiáticos. Esse processo não se resume aos aspectos físicos da população como cor da pele e dos olhos, mas a cultura dos povos.
A Diversidade Étnica e Cultural da população Latina-americana
A América Latina atualmente apresenta uma grande diversidade étnica. Foi primeiramente povoada pelos povos conhecidos como ameríndios, ou os povos pré-colombianos. … Peru, Guatemala e Bolívia são os países da América Latina cuja maioria da população é descendente de ameríndios.
América do Sul
Esta parte do continente americano chama a atenção mundial pela sua diversidade cultural baseada em danças, músicas, vestimentas e comidas típicas.
A América do Sul localiza-se na parte meridional da América, sendo composta por doze países independentes, os quais são: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname.
A cultura Sul-americana
Há uma ampla variedade de manifestações culturais sul-americanas, como as danças: tango na Argentina, samba no Brasil, salsa na Colômbia, dentre outras. Da mesma forma os gêneros musicais, os quais refletem em grande medida as vivências do povo, como no caso dos sertanejos. As manifestações religiosas também têm destaque, especialmente o catolicismo e o protestantismo. A presença dos africanos também é lembrada por meio da cultura, especialmente na Bahia, com as comidas típicas, vestimentas, músicas e religiões de matriz africana. A diversidade cultural é um dos traços marcantes da América do Sul, e tem sido utilizada como estratégia de aproximação entre os países sul-americanos, já que a cultura promove o sentido de pertencimento.
A América Central é uma região continental limitada ao norte pela Península de Iucatã, no México, e ao sul pela Colômbia. A região é dividida em América Central continental, que compreende uma faixa de terras emersas em uma posição entre a América do Norte e a América do Sul (Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá); e insular, formada por um grupo de ilhas localizadas no Mar do Caribe (Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico).
Cerca de três quintos da população são formados por mestiços de índios (nativos) e europeus. Aproximadamente um quinto é inteiramente nativo. Grupos menores descendem principalmente de europeus, africanos ou asiáticos.
Grande parte dos países da América Central tem o espanhol como língua oficial. O inglês é falado em Belize, na Jamaica, nas Bahamas e nas outras ilhas que foram ou ainda são colônias britânicas e americanas. No Haiti e nos territórios franceses, fala-se francês. Em algumas ilhas das Pequenas Antilhas, fala-se neerlandês (holandês) ou papiamento, que é uma mistura de português, espanhol e neerlandês. Muitas pessoas também falam línguas maias e outras línguas de origem indígena, principalmente na Guatemala.
O catolicismo é a principal religião da América Central. Alguns grupos misturam o catolicismo com religiões nativas e africanas.
A educação é de melhor qualidade no Panamá e na Costa Rica do que na Guatemala e nos outros países da parte norte da América Central continental. Os serviços de saúde também tendem a ser de pior qualidade no norte.